A arte de contar histórias


Encontro de Contadoras e Contadores da Bahia Espaço Cultural Parque São Bartolomeu, o Pedra de Encantaria - 2016

Todos sentados em roda, olhares atentos, ouvidos ávidos por uma boa história. Lá vem a contadora com uma gaiola na mão e cantarolando sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, voou,voou, voou, voou... Noutro dia ela traz uma cesta com flores, pode ser uma mala ou um livro também, não importa o objeto, pois a magia da contação vai acontecer.

Assim é a narração de histórias: sensibiliza, toca, emociona e faz (re) pensar, favorece o encontro, a escuta sensível, aguça a curiosidade, estimula a leitura e a oralidade. Não tem idade para ouvir histórias, todos são bem vindos à roda. Esse é o encanto que encontro em cada narrativa. Seja contando as histórias de outros (as) escritores (as) ou as de minha autoria . Falando nisso quero te apresentar algumas dessas histórias.


NINA E O SABIÁ


Contação de história na Escola Infantil Vovó Dedé (2019)


Nina e o sabiá eram amigos de longa data. Para ele a menina contava todos os seus segredos. Certa vez, Nina ao chegar da escola, encontra a gaiola vazia. Para onde foi seu sabiá. Mas esse não é o fim, só o começo dessa história sobre amor e liberdade.


FLORA, FAÇA FLORIR!


Contação de história na praça da Bandeira (Muritiba-BA)

              Romper silêncios, encontrar a própria voz e fazê-la ecoar é um desafio para Flora. Mas existem outras flores caminhando junto com a menina. E Flora vai encontrar um jeito  todo especial de fazer florir dentro e fora de si.



VIAGENS DE LAZINHO

Abertura do Projeto "Uma viagem aos contos de Lázaro Ramos" 
 Escola Comendador Temístocles (Cruz das Almas -BA)

"Deixe-me ir preciso andar vou por aí a procurar: rir pra não chorar".  É com a poesia de Cartola  que a história começa, ou melhor, que essa viagem se inicia.   Uma viagem pela vida e obra  de Lázaro Ramos. Mas pode ser sobre mim, sobre você, sobre nós.


MEDOS AMIGOS E MEDOS MONSTROS

Quem já sentiu medo levanta a mão.

Com Naya, a personagem dessa história, não é diferente. Uma menina aventureira e corajosa, mas que as vezes impaca, fica cheia de medos e não consegue fazer nada. Mas um dia ela ganha um presente da sua mãe que a  faz enxergar os medos de outra forma. 


Quer conhecer essas histórias? Conhecer algumas dessas personagens? Levá-las para sua escola, instituição, evento cultural?   Entre em contato. 


Nenhum comentário: